ESTE LINK VAI DESTACAR ÀS IRMÃS, FREIRAS, CATEQUISTAS, BEATAS, LEGIONÁRIAS E PASTORAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FATOS POLICIAIS

domingo, 1 de outubro de 2023

IRMÃ VITÓRIA CHAVES

 


IRMÃ VITÓRIA, FREIRA, CONSTRUIU O AMBULATÓRIO E A ESCOLA SÃO JOSÉ, NAS ROCAS, EM NATAL.

IRMÃ VITÓRIA CHAVES, nasceu no Estado da Paraíba e faleceu em Recife, Pernambuco, em 18 de fevereiro de 1864. Irmã Vitória chegou a Natal, na década de 1930 e ficou hospedada no Patronato da Medalha Milagrosa, à Praça André Albuquerque.

Visitando as Rocas, certo dia, e vendo a carências da população do Mangue, decidiu-se a trabalhar por aquela comunidade. Obtendo autorização dos seus superiores, começou a sua missão social. Com a ajuda de amigos que já fizera no local, em particular de um morador chamado JOSÉ AFONSO, o qual cedeu-lhe um prédio antigo, de sua propriedade onde funcionava sua padaria, Irmã Vitória ali instalou, após algumas remodelações, uma escola para os pobres. E logo a escola começou a funcionar. Tudo em improvisado ou doado: carteiras, quadros, material escolar, mas a escola crescia a cada ano. Daí, Irmã Vitória deu um passo, e criou no mesmo local, uma escola para adultos. Ambas seguiram o mesmo ritmo, crescendo e se ampliando.

Com a ajuda de políticos e comerciante, comprou dois casebres vizinhos à escola, e paralelamente ao estudo regular surgiram  cursos de corte e costura, profissiolizando os alunos. Com a chegada a Natal da Vitória Geral da Ordem, que viera da França, Irmã Vitória recebeu grande ajuda financeira e iniciou a construção da Escola e Ambulatório São José. Nesse ambulatório trabalharam, entre outros, os médicos Ricardo Barreto e José Ivo,

Não tardaram a chegar colaborações para o SÃO JOSÉ, dentre outras fontes, da Legião Brasileira de Assistência, Cosern, Caern, firmas comerciais, como a Galvão Mesquita. Júlio César de Andrade. Casa Lux, e também de amigas da religiosa , como AMÉLIA MACHADO, BELTRA FERREIRA, etc. Até o presidente Getúlio Vargas, numa vinda a Natal, visitou a Escola e ajudou com uma verba especial. O exemplo de Vargas foi imitado por outras autoridades, como RAFAEL FERNANDES, JOSÉ VARELA e SYLVIO PEDROZ. Em 1961, foi vez de Dinarte Mariz e Djalma Maranhão visitaram a “SÃO JOSÉ”.

Djalma doou os bancos da capela, Em 1970, a Diretoria da Escola conseguiu com a ajuda do senador JESSÉ FREIRE construir o Jardim de infância que recebeu o nome de “ESCOLINHA IRMÃ VITÓRIA.

Irmã Vitória faleceu em 18 de fevereiro de 1964, em Recife-PE, para onde viajara em busca de tratamento para sua saúde

FONTE – LIVRO 400 NOMES DE NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A Irmã NATALINA ROSSETTI,  desde 1964, a Irmã  adotou o Rio Grande do Norte como local para viver a missão, mais precisamente na Paróquia ...